Porque o Colete Balístico é EPI?

colete-arma-coletes-balisticos-arma-arma-blindagens

colete-arma-coletes-balisticos-arma-arma-blindagens

A estimativa é que nos Estados Unidos, com a introdução da obrigatoriedade de uso de coletes balísticos foram salvos mais de 2.000 policiais nos últimos 25 anos pelo uso do equipamento. A tabela da página nove de um estudo americano (acesse o pdf clicando aqui) demonstra a importância da criação de normas reguladoras e o tamanho desta evolução até 1994, quando foi instituída a norma hoje utilizada no Brasil como referência para homologação dos coletes à prova de bala. Como pode ser visto houve um decréscimo na morte de policiais em operação com o uso do equipamento.No Brasil, desde que entrou em vigor a Portaria 191 do Ministério do Trabalho obrigando vigilantes que portam armas de fogo a utilizarem coletes balísticos é crescente o uso do equipamento. É uma pena que ainda não existam estatísticas mais precisas do setor em relação as ocorrências.

O fato é que com a obrigatoriedade e controle do uso pela Policia Federal com certeza centenas de vidas são salvas graças a este EPI que hoje é indispensável tanto na atividade policial quanto para os agentes de Segurança Pública.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto Sou da Paz, 69% da armas apreendidas no Brasil são de calibre permitido, sendo 52,4% apenas do calibre .38. Este dado indica que o colete nível II-A representa o melhor custo-benefício para as empresas de segurança preocupadas em equipar seus funcionários de maneira correta.

A  ARMA® oferece produtos adequados às necessidades deste cenários, e todos os nossos coletes possuem certificação do Ministério do Trabalho.

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

happywheels